Etólogos Brasileiros em Destaque #8
Dendropsophus minutus (Hylidae) tadpole evaluation of predation risk by fishing spiders (Thaumasia sp.: Pisauridae) is modulated by size and social environment.
Joyce de Lima Mamede & Fausto Nomura
As interações predador-presa podem cruzar as fronteiras do ecossistema e o resultado dessas interações é visto no comportamento defensivo da presa. Nosso objetivo foi testar como a presença de um predador semiaquático altera o comportamento e o micro-habitat de forrageamento de girinos Dendropsophus minutus quando eles estão em grupos ou sozinhos e avaliar as consequências dessa alteração comportamental no ecossistema aquático. Nossa hipótese é que na presença de um predador, os girinos (1) serão menos ativos, uma vez que existe uma demanda conflitante entre forrageamento e risco de predação; (2) buscarão alimento longe do predador; e (3) serão mais ativos quando em grupos, uma vez que o efeito de diluição pode reduzir os custos do comportamento críptico (redução na ingestão de alimento). Para testar essa hipótese, medimos a atividade de forrageamento e a proporção de alimentos removidos próximo da superfície ou do fundo do aquário, na presença e na ausência da aranha pescadora Thaumasia e de girinos co-específicos (experimento fatorial 2X2). A presença da aranha-pescadora diminuiu a atividade dos girinos, mas a presença de co-específicos não diluiu o efeito predador. Contrariamente às nossas expectativas, os girinos solitários foram 34% mais ativos do que os girinos em grupos. Nosso experimento demonstra empiricamente que os efeitos dos predadores são transferíveis, gerando um sistema em cascata trófica mediado pelo comportamento do girino e eliciado pela presença do predador.
Link: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10164-021-00696-0
Link reduzido: encurtador.com.br/hMOW3
#etologosbrasileirosemdestaque #etologiabrasileiraemdestaque #pesquisa ##teoriacomportamental
#vivaaciencia #sociedadebrasileiradeetologia #comportamentoanimal #etologia #sbet #ciencia #ethology #animalbehavior @sbetoficial @encontroanualdeetologia
Veja aqui: Pitch