Etólogos Brasileiros em Destaque #10
Are dairy cows with a more reactive temperament less efficient in energetic metabolism and do they produce more enteric methane?
M.G.Marçal-Pedroza; M.M.Campos; J.P.Sacramento; L.G.R.Pereira; F.S.Machado; T.R.Tomich; M.J.R.Paranhos da Costa & A.C.Sant'Anna.
Divulgamos o artigo Are dairy cows with a more reactive temperament less efficient in energetic metabolism and do they produce more enteric methane? (Marçal-Pedroza et al., 2021). https://doi.org/10.1016/j.animal.2021.100224. Nesse estudo investigamos as relações do temperamento com o metabolismo energético e emissões de metano entérico por vacas leiteiras. Vacas de temperamento mais reativo alocaram menos energia para a lactação emitiram mais metano por litro de leite produzido. Por meio da seleção de vacas mais calmas e adoção de boas práticas de manejo é possível melhorar o bem-estar animal, a segurança dos trabalhadores e contribuir para uma produção mais eficiente, visando minimizar a emissão de metano entérico pelos animais.
A pesquisa foi uma parceria entre o Nebea - UFJF, Embrapa Gado de Leite @nebeajf e o Grupo ETCO da Unesp Jaboticabal @grupoetco.
Link: https://doi.org/10.1016/j.animal.2021.100224
Link reduzido: encurtador.com.br/gjmW3
@ac_santanna1
Veja aqui: Graphycal abstract
Veja aqui: Pitch